Colégio Sólido leva Projeto Literário ao Psiu Poético

01/10/2016

O Colégio Sólido celebra os 30 anos de realização do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, tornando-se parceiro do evento em 2016, quando levará as atividades do Projeto Literário, colocado em prática por alunos e professores da escola.

Os preparativos começaram ainda no primeiro semestre, com a arrecadação de cerca de 3 mil obras da literatura nacional, que farão parte de uma biblioteca móvel e doados. O objetivo é suscitar na população uma cultura de leitura e envolver os estudantes com as artes e as letras.

A programação começa dia 4 de outubro, terça-feira, às 8h da manhã, com o Despertar Poético, um desfile pelas ruas do centro de Montes Claros, que contará com a participação de 700 estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Sólido. Estão previstas intervenções artísticas ao longo do percurso.

Na quarta-feira, dia 5, os estudantes se apresentarão no Centro Cultural Hermes de Paula na abertura e no encerramento da palestra "Becos e avenidas: lugares de minha escrevivência", com a poeta e escritora Conceição Evaristo.

Já no dia 7 de outubro, sexta-feira, o Colégio Sólido abre suas portas para receber o projeto Poesia Circular. As atividades começarão às 9h da manhã na unidade Sólido São José (Av. Padre Chico, 403 - Centro), em frente à Praça de Esportes.

O 30º Psiu Poético segue até 12 de outubro, com uma vasta programação, incluindo ainda lançamentos de livros, palestras sobre as obras do PAES e performances poéticas-musicais. Veja mais clicando aqui.

Além disso, durante todo o evento, serão expostos no Centro Cultural livros gigantes de até dois metros de altura produzidos pelos alunos do Colégio Sólido, recheados de poemas, cartas, citações, fotografias, ilustrações, pinturas, contos e crônicas.

O projeto é coordenado pelos professores de Literatura e Português Márcio Adriano Moraes, Marina Couto e Eva Cunegundes.