Gincana Solidária: Reunião apresenta instituições que vão receber doações

10/05/2017

Representantes de 19 entidades beneficentes de Montes Claros se reuniram na tarde de terça-feira, 9 de maio, com a direção do Colégio Sólido, para apresentação do trabalho que exercem no município e alinhamento de ações para que possam ser contempladas com as doações da Gincana Solidária 2017, promovida pelo colégio em parceria com a Fundação Educacional, Cultural e Social Sólido (FECSS).

Desde o mês de março, cerca de 1.400 alunos do Colégio Sólido, funcionários, pais e comunidade estão envolvidos com a arrecadação de alimentos, roupas, calçados, fraldas infantis e geriátricas e materiais de limpeza, que serão doados a estas instituições.

Entre elas está o Projeto Castelinho, que atende, há cinco anos, 150 crianças e adolescentes carentes residentes no bairro Vila Castelo Branco. "Nós vivemos de doações e o que recebermos aqui nos ajudará muito. É bonita essa atitude do Colégio Sólido e, se outras escolas tomassem isso como exemplo, poderíamos ajudar muito mais pessoas", destaca a fundadora da instituição, Iracema Aparecida Ribeiro.

Foto: Luís Alberto Caldeira

Outra entidade que será beneficiada é a Associação Beneficente Nosso Lar, que presta apoio a 130 famílias no bairro Dr. João Alves. "Veio em boa hora essa ajuda! Nossas crianças e famílias assistidas ficarão muito felizes por estas doações", agradece a diretora Maria Cleonice de Souza.

Também está cadastrada para receber doações a Escola de Tempo Integral Professor Luiz Flávio Pereira, mais conhecida como CCVEC.  Para a diretora da instituição, onde 106 alunos estão matriculados, Ivani Santos Ferreira, a iniciativa ajudará a "resgatar vidas e refazer caminhos de crianças que terão oportunidade de crescerem e terem um futuro promissor", afirma.

Serão também beneficiadas pela Gincana Solidária 2017 as seguintes instituições:  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE); Lar Betânia - Asilo São Vicente de Paulo, que possui atualmente 119 idosos atendidos; Fazenda da Solidariedade São Francisco de Assis, que atende 25 dependentes químicos; ONG Caminhos da Solidariedade, localizada no bairro Chiquinho Guimarães; Casa da Terceira Idade Santa Ana, com 37 idosos assistidos no bairro Interlagos; Centro Feminino de Longa Permanência (Lar das Velhinhas), que atende 75 idosas; Centro Paula Elizabete; Centro Pedagógico Capelo Gaivota, que atende alunos especiais; Centro Renascer Ruy Lage, que presta apoio a mais de 400 alunos no bairro JK.

E ainda: Comunidade Terapêutica Estela do Oriente, que há 8 anos atende dependentes químicos; Fundação Clarice Albuquerque (Escola Vovó Clarice); Fundação Fé e Alegria, que atende 250 crianças e adolescentes nos bairros Carmelo e Independência; Projeto ISAC (Instituição de Amor Cristão); PAC (Projeto de Apoio à Criança), que atende 7 comunidades na região do Vilage do Lago; Projeto Cristo Rei, com 95 pessoas atendidas na Conferência Cristo Rei (Feijão Semeado); e Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA). As entidades foram escolhidas a partir de uma indicação da Rede Voluntariado mantida pela Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI).

Outras três instituições no município de Brasília de Minas, onde o Sólido também possui unidade com segmentos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, também receberão doações da Gincana Solidária 2017, totalizando 22 entidades atendidas pelo evento. São elas: Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS); APAE; e Casa de Apoio Amor de Esperança.