Sisu abre inscrições para o segundo semestre

29/05/2017

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (29/05) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que poderão ser feitas no portal do programa, na internet, até o dia 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Exame do Ensino Médio (ENEM) de 2016.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o fim do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas, ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Uma vez por dia, o MEC divulga a nota de corte de cada curso, de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento, e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida.

Ao todo, serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Nesse processo, valerá a nota do ENEM 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, algumas instituições estabelecem notas mínimas para ingresso em determinados cursos. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o ENEM no ano passado.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nessa data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho.

As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

Unimontes

De acordo com a Pró-reitoria de Ensino da Unimontes, nesta edição a Universidade ofertará 674 vagas para 28 cursos. Das quase 700 vagas, 379 são destinadas para ampla concorrência e 295 viabilizadas ao Sistemas de Reserva de Vagas (45%), esta última baseada na Lei Estadual 15.259, 27/07/2004.

Além do campus-sede, as vagas contemplam os cursos de mais cinco campi da Universidade: Almenara (Pedagogia), Janaúba (Agronomia e Zootecnia), Januária (Pedagogia), Unaí (Letras/Inglês, Ciências Biológicas) e Pirapora (Geografia).

Em Montes Claros, os cursos são Administração, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Civil, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras/Português, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Sistemas de Informação.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Sisu.