Universidade inclui álbum do Racionais entre obras obrigatórias para o vestibular

24/05/2018

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade de Campinas divulgou a lista de obras com leitura obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp 2020. A lista mantém o mesmo número de 12 obras da anterior. A cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos.

A lista para o Vestibular 2020 apresenta três obras novas em relação à anterior. Uma delas é o álbum de música "Sobrevivendo no inferno", do grupo Racionais Mc’s.

As obras são de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2019, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente. Ambas as listas podem ser consultadas em www.comvest.unicamp.br.

A nova lista de obras inclui romance, poesia, peça teatral, conto, diário, e letras de música, entre outros gêneros, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos.

"Sobrevivendo no Inferno" é o quarto álbum de estúdio do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, lançado em dezembro de 1997. O álbum alcançou a marca de um milhão e 500 mil cópias vendidas, apesar de ter sido lançado por uma gravadora independente. Uma novidade deste álbum é a presença de textos bíblicos, como nas canções "Genesis" e "Capítulo 4, Versículo 3". Mas a força do álbum advém mais uma vez do impacto das letras que discutem temas ligados a desigualdades sociais, miséria e racismo.

Os grandes sucessos foram "Diário de um Detento" (baseado no diário do preso Jocenir, ex-detento do Presídio), "Fórmula Mágica da Paz" e "Mágico de Oz" (de Edy Rock). O grupo ainda fez uma homenagem ao cantor Jorge, ao regravar "Jorge da Capadócia". Os arranjos musicais são simples, com uma bateria básica e alguma melodia nos teclados.



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Central de Matrículas
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
(Infantil e Fundamental)
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989
(38) 99889-0263

Unidade São José
(Ensino Médio)
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
(Ensino Médio e Pré-Vestibular)
Rua Santa Maria, 286 - 3º andar
(38) 3221-6605