Dez dicas para aproveitar as férias sem prejudicar os estudos

21/07/2016

Na rotina de um estudante, aulas, aulas e mais aulas. De repente chegam as tão sonhadas férias... momento pra esquecer o mundo e curtir!!! Hum... será mesmo? Ah, então a chance para tirar todo o atraso, rever aquelas fórmulas de física e estudar sem parar!! Será? Talvez um meio termo seja o ideal.

“Não dá pra se desligar totalmente durante o mês. É preciso equilibrar momentos de descanso com estudo”, diz o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo. Para o professor Alberto, repor as energias é fundamental nas férias. Mas aproveitar o tempo para viajar e se divertir não significa que o estudo vai ser deixado totalmente de lado.

“O conteúdo não acaba em sala de aula. Tudo o que acontece no mundo tem relação com o que se estudou. E isso vai de encontro à interdisciplinaridade, ponto importante nos atuais vestibulares. Você vai ao zoológico ou no Horto Florestal e pode rever conceitos de biologia. Pode visitar museus, lugares históricos”, diz o professor.

Para ele, manter uma rotina nas férias é o ideal, planejando os estudos e os descansos. Estudar mais do que se está acostumado? Nem pensar!

“É para diminuir a carga de estudo em relação ao período normal de aulas. Aproveite as férias para descansar e diminuir o ritmo, para depois voltar com tudo, disposto. O segundo semestre é a reta final, os meses até o vestibular passam muito rápido”, completa.

Confira as dicas para aproveitar os últimos dias de férias:

1. Crie uma rotina, assim como na época de estudos: tenha hora para acordar, estudar, descansar, se alimentar.

2. Não fique o dia inteiro estudando nem se desligue totalmente: equilíbrio é a palavra-chave.

3. Não adianta aumentar a carga de estudo nas férias e voltar mais cansado para o segundo semestre. Preocupe-se em repor as energias para os próximos meses.

4. Focar a matéria na qual se tem mais dificuldade é uma boa pedida nas férias, mas não fique apenas nela: é preciso rever o conteúdo das demais disciplinas.

5. Não é produtivo estudar por horas seguidas apenas uma matéria. Alterne o conteúdo de hora em hora.

6. Se for viajar, se concentre na viagem: não leve livros e apostilas. É o momento para aproveitar o descanso, a família, os amigos.

7. Na viagem, dá para estudar mesmo sem levar livros e apostilas: aproveite para visitar museus e lugares históricos.

8. Concilie diversão e estudo: veja filmes cujo conteúdo se relacione com história, geografia, literatura. Também dá pra estudar vendo peças de teatro, exposições de arte, lendo história em quadrinhos e assistindo à televisão.

9. Aproveite as férias para dormir um pouco mais que na época de aulas, mas oito horas já são suficientes para repor as energias.

10. Praticar atividades físicas é importante tanto nas férias quanto no período normal de aulas. Aproveite as férias para praticá-las com mais frequência, duas ou três vezes por semana.

Fonte: Guia do Estudante, 2010
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/dez-dicas-aproveitar-ferias-prejudicar-estudos-580130.shtml



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Central de Matrículas
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
(Infantil e Fundamental)
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989
(38) 99889-0263

Unidade São José
(Ensino Médio)
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
(Ensino Médio e Pré-Vestibular)
Rua Santa Maria, 286 - 3º andar
(38) 3221-6605